Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Towards Home

A casa-família que se vai construindo.

Towards Home

A casa-família que se vai construindo.

Quando corre mal....

08
Abr09

A gravidez é, sem sombra de dúvidas, um estado de graça. Contudo, nem sempre as coisas correm como desejado. Por isso, todas as mães que conseguiram gravidezes saudáveis e sem problemas devem considerar-se muito sortudas.

O pior é quando nos corre mal. Apesar de todas sabermos que, logicamente, a culpa não é nossa, porque não usamos drogas, não fumamos, não fazemos nada de mal. A verdade é que, no fundo, nunca conseguimos ultrapassar o sentimento de que podíamos ter feito mais qualquer coisa. Agora, eu acho que não devia ter estendido roupa no dia do descolamento da placenta. Se bem que eu sei que podia acontecer na mesma.

Quando abortei das 2 vezes, apesar de ser de pouco tempo (6 semanas), eu senti um vazio imenso. Pedi desculpas ao marido, aos bebés que perdi. Pedi-me desculpa a mim própria. Não sei se já me desculpei, mesmo sabendo que não tenho culpa.

Depois, parece que ninguém nos entende e toda a gente diz imensa coisa, do género "Para a próxima corre bem.", "Deixa lá, ainda era pequenino, podes tentar de novo", etc., etc. E eu sei que ninguém diz por mal. Nem eu levo a mal ninguém. As pessoas até estão a tentar consolar-nos sobre uma situação em que realmente não há muito mais que se possa dizer.

Como uma menina que tinha passado por 4 abortos antes de ter o filho me dizia, chega a uma altura em que nós já temos é vergonha de dizer que estamos grávidas de novo, porque pode correr mal, outra vez.

Nos momentos mais difíceis, eu contei com o Projecto Artémis e com a companhia das meninas no Fórum Artemis e nos blogs e acabei por ultrapassar (se é que já ultrapassei), depois de chorar muito e de o tempo passar.

Uma coisa é certa: comecei a lidar com a gravidez de uma maneira muito diferente, sem fazer grandes festas, nem alaridos, com muito mais receios e a dar muito mais valor à vida.

Nada na vida é em vão. Conseguimos sempre aprender qualquer coisa, juntar sempre mais pedrinhas para o nosso castelo.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.